domingo, 5 de junho de 2011

Atividade 1.5: Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/ Papel do professor

SUBTEMA: FICHAMENTO


Aprendendo sobre os meios de transportes
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula será utilizado o seguinte recurso:
·         O computador com o software “Actividades de discriminación auditiva”: Transportes.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
O software Actividades de discriminación auditiva: Transportes apresenta as seguintes atividades: escutar (escoitar), imitar,  xogar (jogar), onde será utilizado apenas as atividades relacionadas a escutar o som e o jogar com os meios de transportes.

     
Fonte: Imagem do software

PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:
1. Fazer o download do software Actividades de discriminación auditiva: Transportes através do site do BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11490
Observação:  O plugin Java é necessário para  a utilização do software proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Como é o som produzido pelo carro?”, “O som do navio?”, “Do avião?”. O professor deverá a dividir a turma em duplas. Sugere-se que o docente explique aos alunos que, primeiramente eles irão ouvir o som produzido por alguns meios de transportes, para depois associarem o som produzido ao meio de transporte equivalente. Caso no LIE tenha projetor, o professor pode projetar o software e explicar as etapas da atividade. Terminada a atividade com os softwares, os alunos irão conversar sobre os meios de transportes e o som que produzem.

MOMENTO DO ALUNO:
Propõe-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter em relação a associar o som a imagem do transporte.

DISCUSSÃO:
Sugere-se que terminada a atividade com o software o professor faça uma roda de conversa, onde os alunos irão expor suas observações, as dificuldades e o que aprenderam, como também, conversarem sobre a intensidade do som (fraco ou forte), sua duração (curto ou longo), altura (grave ou agudo) e seu timbre (o que distingue dos outros sons).

SISTEMATIZAÇÃO:
Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar como os sons dos transportes se diferenciam dos instrumentos musicais. Portanto, sugere-se que o professor utilize de alguns instrumentos musicais para fazer uma banda, onde os alunos devem tocar seguindo os comandos do professor.

COMENTÁRIOS
Para realizar esta atividade o professor deve ter bom conhecimento de informática e saber usar o projetor. Caso o professor não tenha esses conhecimentos e não tenha alguém para auxiliá-lo ou a escola não possua esses meios, o professor poderá gravar os sons em CD e usar um som, para que as crianças ouçam e façam a identificação do meio de transporte.

Referência bibliográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário